sábado, 16 de julho de 2016

História do Colégio Estadual Japão



por Fernando Tagawa

Fala pessoal! Hoje, no aniversário de mais um ano de sua bela trajetória, venho aqui contar-lhes a história do nosso colégio. Alguns já conhecem um pouco dessa história, outros não, principalmente os novos alunos. Então, te senta aí, tchê!
O colégio foi construído no ano de 1963. Era bem menor do que atualmente, sendo composto de dois pavilhões. Sua construção foi realizada graças aos moradores próximos à escola, às autoridades da época, ao Prefeito de Porto Alegre, o Dr. José Loureiro da Silva, e é claro à gentil doação do terreno, o qual pertencia a uma família de japoneses que ali morava, para que fosse fundado nosso colégio.
O primeiro ano letivo teve início no dia 16 de março do ano seguinte, em 1964. O colégio teve como primeiro nome “Grupo Escolar Japão”, porém só foi devidamente inaugurado no dia 16 de julho daquele mesmo ano. Nesse dia estava presente o Cônsul Geral do Japão, o Sr. Masao Fujimoto, que realizou a inauguração oficial. No entanto, a “certidão de nascimento” só foi conferida no dia 25 de janeiro de 1967.
O colégio cresceu significativamente e eventos começaram a ocorrer, o principal deles sendo a festa de comemoração do aniversário do então imperador do Japão, o Sr. Hiroshito. Nessas comemorações, estavam sempre presentes autoridades, incluindo o Cônsul Geral do Japão. Em outubro de 1983, em uma deferência especial do Cônsul Tokuya Shimura, foi criado um hino para o colégio, música composta pelo maestro Koh-Ichi-Hattori.
Em 23 de dezembro de 1977, o colégio recebeu a denominação de Escola Estadual de Primeiro Grau Japão. Nesse mesmo ano, a primeira turma de alunos concluiu o ensino fundamental.
O colégio não parava de crescer e, em 2004, ano em que o colégio comemorou seus 40 anos, o então Cônsul Kohei Nagashima nos presenteou com a quadra coberta, inaugurada no dia 3 de maio de 2005. Mais recentemente, em 16 de setembro de 2009, o Cônsul Haruyoshi Miura nos prometeu a construção de um pavilhão novo e bem mais moderno que o antigo pavilhão de madeira. No dia 9 de junho de 2011, foi inaugurado o então chamado “prédio verde”, com a presença de várias autoridades, incluindo o Cônsul Takeshi Goto.
Atualmente, o colégio atende da Educação Infantil ao Ensino Médio Politécnico e o EJA, funcionando em três turnos.
Veja algumas fotos realizadas para a Disciplina de Artes tiradas pelos alunos do colégio:

por Vinícius S. (turma 201)


por Patrícia (turma 201)


por Andrine (turma 203)


por Hélen (turma 202)


por Jádina (turma 203)


por Jair (turma 202)


por Leonardo (turma 203)


por Nórton (turma 201)

 

12 comentários:

  1. Ótimo texto, Fernando!Parabéns ao Colégio pelos 52 anos. Bj

    ResponderExcluir
  2. Fiz o ensino fundamental no Japão! Melhor escola não tem. 💕

    ResponderExcluir
  3. Bom Diaaa... Escola Querida! Hoje acordei lembrando de Você. Local onde aprendi as primeiras letras e o primeiro convívio social. Saudades! Tenho lbrancas vivas da minha primeira professora, Beatriz. Lembro da visita do cônsul do Japão, nós alunos com as bandeirinhas do Japão saudando o visitante.Guardo na memória os dias felizes que vivi minha infância na escola. Parabenizo a todos os professores que fizeram e fazem parte da história de vida dos alunos desta Escola. Em breve irei visitar e reviver as emoções de ter sido pertencente a este espaço onde adquiri a Luz do conhecimento. Um bj no ❤️ de todos.

    ResponderExcluir
  4. Tenho fotos do primeiro ano primário (1964) com vários colegas.

    ResponderExcluir
  5. Fui aluno da classe de 1964.Belo relato

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto!!!aluna de 1999 a 2011,muito carinho por esta instituição,ai aprendemos muitos dos nossos valores humanos,muita nostagia,saudações a todos alunos e funcionarios que ja passaram ou ainda passaram por aí. 😻💞💖

    ResponderExcluir
  7. Tenho 3 gerações nesta instituição começando pela senhira minha mãe em 79/após a que vos fala e 99/ e após meu irmão em 2008,torandi os primos..😍😘💖👏🏽👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir
  8. Estudei e amava essa escola , tinha orgulho de cantar o hino nascional do Brasil e o do Japão isto anos 1968 a 1974.
    Fazíamos apresentações nas festas onde tínhamos a presença do cônsul japonês. Meu manos estudaram nela e hoje estudam sobrinhos.
    Lembro minha primeira professora se chamava Antônia, tambem lembro das peofessoras Iara português, Rosa , Zoé e Maria Helena.parabéns a todos .

    ResponderExcluir
  9. Estudei na escola em 1977
    Aonde cursei o segundo ano do fundamental
    Nossa quantas lembranças
    Tempo maravilhoso
    Se alguém for desta turma
    Neste ano foi meu colega de classe

    ResponderExcluir