quinta-feira, 28 de abril de 2016

Projeto de Leitura do Colégio Japão



por Tay Fernandes


O Projeto de Leitura do Colégio Japão surgiu em 2011 com a necessidade de que os alunos se apropriassem do conhecimento literário dentro da escola. Segundo a Professora Síria, Supervisora, esse projeto tem como principal objetivo o incentivo à leitura entre toda a instituição escolar. Ela ainda nos conta que o projeto se consolidou em um período dedicado à leitura livre, no qual os alunos poderiam trazer material de casa ou escolher dentre os materiais que a escola proporciona.
Hoje a proposta foi um pouco diferente. O professor regente de cada turma sugeriu uma leitura e após propôs uma atividade relacionada ao tema. Cada professor escolheu um assunto diferente de trabalho. Por exemplo, a Professora Valdirene, que leciona Matemática no colégio, leu um texto relacionado à ética e propôs um debate sobre o assunto. Ela preferiu não relacionar o período de leitura com a matéria que trabalha, tirando um pouco o foco de suas aulas de Matemática. Já o Professor de História Diogo trabalhou com dois contos do mestre do terror Stephen King. Após a atividade, apresentou a biografia do autor e debateu sobre tal gênero literário. 
Projetos como este demonstram a importância que a leitura tem em nossas vidas. De acordo com a Professora de Português e Literatura Lilian, a leitura desenvolve o pensamento crítico, e a prática da escrita facilita a organização lógica do raciocínio. Desse modo, o Projeto de Leitura do Colégio Japão se faz importante. A leitura deve ser consolidada, e não só em ambiente escolar. Devemos levar essa experiência para as nossas vidas!

Profe Valdirene fala sobre sua proposta no dia da leitura

Turma 203 fazendo leitura coletiva da obra de Stephen King


3 comentários: