segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Descobrimento da América?



por Babi Stein

Cada ano tem 365/366 dias. Alguns dias são mais especiais que outros. Outros se tornam assim. Determinado dia pode ser um dos mais importantes de minha vida, enquanto para você é mais um dia qualquer, e para o senhor que sentou ao seu lado no ônibus nessa semana, o pior de todos os dias. Podemos também concordar que dia tal é muito importante e motivo de festejo, mas para mim será pelo aniversário de casamento de meus avós, e para você a notícia de que passou no vestibular.
O dia 12 de outubro é um desses dias. Começamos bem: feriado. Talvez feriadão. Nesse ponto estamos de acordo com a alegria que ele traz, não? Outra coisa que nos vem à cabeça: Dia das Crianças. E talvez ainda nos venha essa: Dia de Nossa Senhora Aparecida. E por que não lembrarmos deste dia pelo descobrimento da América? Sim, este último é importante.

Dia das Crianças

O Dia Mundial das Crianças é 20 de novembro. Fez-se assim pela ONU por ser a data de aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança. Mas isso foi em 1959. No Brasil, foi proposta a data de 12 de outubro bem antes, em 1924, pelo deputado federal Galdino do Valle Filho, recordando o descobrimento da América, o chamado “continente-criança” por seu descobrimento tardio. A comemoração das crianças só ganhou força em 1960 por campanhas de fábricas de brinquedos que visavam lucrar com a data – e deu certo, ano após ano.

Dia de Nossa Senhora Aparecida

A imagem da Virgem foi descoberta em 1717 por três pescadores que já haviam perdido as esperanças quanto à pesca do dia. Em determinado momento, ao lançarem as redes, estas trouxeram-lhes a imagem de uma santa, sem a cabeça. Lançaram as redes novamente e estas voltaram com a cabeça da imagem. Era uma estátua de aproximadamente 40 cm de Nossa Senhora da Conceição, enegrecida pelas condições da água. Após o aparecimento da imagem, pescaram-se muitos peixes. Este é considerado um milagre dela. 
A imagem foi levada para a casa de um dos pescadores. As pessoas foram ouvindo falar dela e começaram a ir visitá-la para oração e pedidos. Foi-se construindo uma capela para ela, e a devoção foi crescendo. Hoje a basílica de Nossa Senhora Aparecida é a segunda maior da América Latina. 
Com a devoção cada vez maior, era necessário fixar-se uma data comemorativa. Em 1954, foi decidido que seria 12 de outubro, mais uma vez por ser descobrimento da América. Acaba por ter a feliz coincidência de ser festejada com o Dia das Crianças, já que os devotos acreditam que Nossa Senhora é Mãe de todos nós.
Em 30 de junho de 1980, foi declarado por lei o feriado nacional – pelo qual tanto esperamos – para culto público à Nossa Senhora Aparecida.

No Fim das Contas...

... O descobrimento da América é importante de se lembrar. Afinal, deu data para comemorarmos duas grandes festas no nosso país.

2 comentários: